Topo

Essas são as mentiras contadas pelo tal do "amor romântico"

Universa

24/05/2018 10h12

(Caio Borges/Arte)

Várias são as mentiras que o amor romântico impinge a homens e mulheres para manter a fantasia do par amoroso idealizado, em que duas pessoas se completam, nada mais lhes faltando. Entre elas, as seguintes afirmações:

Só é possível amar uma pessoa de cada vez;

— Quem ama sente desejo sexual pela mesma pessoa a vida inteira;

Quem ama não sente desejo sexual por mais ninguém;

— Há uma complementação total entre os que se amam;

Os dois se transformam num só;

— O amado é a única fonte de interesse do outro;

— Cada um terá todas as suas necessidades atendidas pelo outro;

— Qualquer atividade só tem graça se a pessoa amada estiver presente;

— Todos devem encontrar um dia a "pessoa certa".

O amor romântico prega um conjunto de crenças, valores e expectativas, que determinam, mesmo inconscientemente, como devemos sentir e reagir no relacionamento com outra pessoa. O resultado dessas crenças na vida a dois é que, com frequência, um imagina o outro como na realidade ele não é, e espera dele coisas que ele não pode dar.

As expectativas e ideais do amor romântico são passados como a única forma de amor, e as pessoas aprendem a sonhar e a buscar um dia viver tal encantamento. Entretanto, como nenhuma delas corresponde à realidade, em pouco tempo de relação elas se decepcionam e se frustram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Essas são as mentiras contadas pelo tal do "amor romântico" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts