Topo

Neutralidade corporal

Universa

29/08/2018 10h36

Um novo movimento surge. É o 'Body neutrality (Neutralidade corporal). A proposta é não dar importância a aparência do próprio corpo. Esse movimento começou a aparecer em buscas na internet em 2015 e aos poucos está se tornando conhecido.

Segundo especialistas, essa neutralidade corporal pode ajudar a saúde mental. Afinal, quando passamos o tempo todo preocupados com a aparência do nosso corpo, fazendo julgamentos negativos, deixamos de usufruir de outros aspectos enriquecedores da nossa vida.

Veja também

As mulheres sempre foram mais críticas ao próprio corpo do que os homens. O erotismo masculino é ativado pela forma do corpo, pela beleza física, pelo fascínio, pela capacidade de sedução.

Ter como parceira uma mulher desejável por outros homens é importante na competição que, mesmo inconscientemente, muitos homens estabelecem entre si. O homem se sente atraído por uma mulher bonita e sensual.

Na mulher seria diferente: o erotismo profundamente influenciado pelo sucesso e reconhecimento social. A mulher quer fazer sexo com um líder, com quem é respeitado pela sociedade.

Mas isso é fácil de entender, se lembrarmos que as mulheres, durante milênios, foram oprimidas e, para se sentirem protegidas, aprenderam a erotizar a relação com o poderoso.

Acredito que quanto mais o machismo deixar de ser valorizado, mais homens e mulheres vão perceber que a atração sexual transcende aos aspectos físicos. É um jeito de sorrir, de olhar, quem sabe uma observação interessante, um modo de falar… Não dá para dizer o que é, nem de onde vem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neutralidade corporal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts