Topo

Você é ativo ou passivo na hora de buscar um parceiro?

Universa

31/05/2018 04h01

(Caio Borges/Arte)

A crença de que só é possível ser feliz se houver alguém que amamos e que retribua o nosso amor faz com que a busca de um parceiro seja constante. O psiquiatra francês Jacques Salomé analisa dois tipos de busca por um parceiro: ele diz que dependendo da história ou dinâmica pessoal de cada um, essa busca será ativa ou passiva.

A busca é ativa quando passa, principalmente, por processos e estratégias da ordem da sedução. Por atitudes, comportamentos e investimentos orientados para o outro. Mobiliza a pessoa, é inventiva e suscita toda uma série de ações baseada, quase exclusivamente, no agir em favor do outro ou, até mesmo agir no lugar dele.

Salomé acredita que por mais generosas e dedicadas que, à primeira vista, possam parecer, as atenções derivadas dessa forma de busca muitas vezes visam criar um relacionamento de controle sobre o outro. As frases-chave que dão testemunho dessa dinâmica na relação são do tipo: "Você pode contar comigo"; "Não faça nada sem mim"; "Farei tudo por você", "Jamais abandonaria você…"

A busca de um parceiro é passiva quando é constituída, sobretudo, por expectativas, até mesmo exigências implícitas. A forma clínica principal dessa maneira de ser corresponde a síndrome bem conhecida de A bela adormecida no bosque.

Atinge tanto os homens quanto como as mulheres, isto é, todos os ingênuos que apenas sonham em cultivar a secreta e mágica esperança da chegada do Príncipe Encantado ou da deliciosa Princesa, suscetível de os despertar e satisfazer completamente.

Cada um espera que o outro venha a corresponder a suas necessidades e desejos, sendo capaz ao mesmo tempo de reparar as mágoas e satisfazer todas as carências, falhas e, até mesmo, preencher os vazios do passado —  "Conto com você "; "Preciso de você "; "Não posso viver sem você "; "Sem você, não sou nada…"

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você é ativo ou passivo na hora de buscar um parceiro? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts