Topo

Facebook censura nudez na arte, mais ou menos como na Idade Média

Regina Navarro Lins

03/02/2018 11h20

A obra "A Origem do Mundo", do pintor francês Gustave Courbet (1818-1877), Foto: Sebastian Bozon/AFP

Um professor francês denunciou que o Facebook desativou sua conta por ele ter reproduzido uma foto da obra  A origem do mundo, do pintor francês Gustave Courbet (1818-1877), que está no Museu d'Orsay, em Paris, desde 1995. O quadro mostra o abdômen e a vulva de uma mulher em primeiro plano. O Facebook nega ter encerrado a conta do internauta por esse motivo. O tribunal francês dará o veredicto em 15 de março.

É incrível como a nudez e o sexo ainda têm tantos tabus e preconceitos. E isso também atinge a arte. Na Idade Média, por exemplo, antes de serem exibidas para o público, as estátuas tinham seus órgãos genitais tapados, ou o pênis quebrado com um martelinho especial. O Davi, de Michelangelo, antes de ser exibido em Florença, em 1504, recebeu uma folha de figueira, só retirada em 1912.

W. Reich, profundo estudioso da sexualidade humana na primeira metade do século 20, diz que o recalcamento — resultado da interiorização da repressão sexual — enfraquece o 'Eu' porque a pessoa, tendo que constantemente investir energia para impedir a expressão dos seus desejos sexuais, priva-se de parte de suas potencialidades.

Freud vê  três origens para o sofrimento humano: a força superior da natureza, a fragilidade dos nossos corpos e a inadequação das normas que regulam as relações mútuas dos indivíduos na família, no Estado e na sociedade. Não é difícil perceber que a doutrina de que há na nudez e no sexo algo pecaminoso é totalmente inadequada, causando sofrimentos que se iniciam na infância e continuam pela vida afora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Facebook censura nudez na arte, mais ou menos como na Idade Média - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts