Topo

Sexo é natural, mas para o prazer é aprendido

Universa

01/02/2018 04h00

(Ilustração: Caio Borges)

Desde que trabalhos de grande repercussão como os de Alfred Kinsey e Masters & Johnson foram publicados, na metade do século 20, o sexo passou a ser discutido cada vez mais abertamente. Homens e mulheres ocidentais desenvolveram enorme interesse por informações, não somente para resolver suas próprias dificuldades nessa área, como também para receber e proporcionar mais prazer sexual ao outro.

O sexo é natural para a procriação, mas para o prazer é necessário aprendizado. Sua amplitude é grande; pode ser praticado desde exclusivamente para a reprodução, como no caso dos puritanos, até atingir altos níveis de intensidade do prazer. A importância do ato sexual na vida humana gerou, em muitas civilizações, conjuntos de técnicas reunidas em manuais e experiências transmitidas, muitas vezes sob sigilo, de gerações antigas às contemporâneas.

O Oriente, por sua cultura naturalmente mais aberta ao prazer erótico, reuniu clássicos ensinamentos da habilidade amorosa. Alguns, como o Kama Sutra, se tornaram muito populares no Ocidente, embora por vezes mal compreendido em sua linguagem simbólica.

Nos anos 1960, a Revolução Sexual e o movimento da contracultura estabeleceram pontes entre esses ensinamentos e o homem comum das grandes cidades. O tantrismo indiano, técnicas japonesas, chinesas e árabes foram traduzidas e adaptadas para o entendimento do público interessado. O corpo humano é semelhante em todos os hemisférios e as técnicas sexuais usam como base os elementos comuns da experiência universal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sexo é natural, mas para o prazer é aprendido - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts