Topo

"Tenho 23 anos mais que ele, mas a atração que sentimos é enorme"

Regina Navarro Lins

04/12/2017 04h00

"Tenho 46 anos, sou solteira e bem sucedida. Há 2 meses comecei a me relacionar virtualmente com um amigo que mora em outro país. O detalhe é que ele tem 23 anos! Somos muito livres para expressar nossos desejos e fetiches mas me incomoda muito vê-lo escrever " eu amo estar aqui com você" ou " eu gosto de você". Já discutimos muito por eu tentar mudar essa situação, pois trabalhamos juntos em um projeto, mas a atração que sentimos acaba sendo mais forte. Não entendo esse interesse dele por mim, que tenho idade pra ser sua mãe. Já tentei terminar tudo mas confesso que gosto da situação. Será que vocês podem me ajudar?"

***

É curioso. Muita gente considera inadmissível a relação amorosa de uma mulher de 50 com um homem de 20, mas ninguém acha estranho quando o homem tem 30 anos mais do que a mulher. Quando nascemos, encontramos um mundo em que os padrões de comportamento masculino e feminino já estão claramente definidos.

Espera-se que homens e mulheres desempenhem bem os papéis que lhe foram determinados, e se comportem de acordo com as regras do grupo em que vivem.  Para isso, com o passar dos anos, a cultura de cada época e lugar vai sendo assimilada sem que se perceba.

Durante muito tempo a principal função da mulher foi dar ao marido o maior número possível de filhos, para que estes o ajudassem futuramente no trabalho. Como a mulher tem um período limitado de procriação, só as muito jovens podiam ter tantos filhos. O homem era bem mais velho que ela.

Claro que hoje é diferente, mas sendo repetidos durante milênios alguns comportamentos se tornam inquestionáveis. Pensar e viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. O novo assusta. Contudo, é necessário ter mais coragem e discutir os valores que são transmitidos sem ser contestados, mas que sempre geram sofrimento. A diferença de idade no amor é apenas um exemplo dos inúmeros preconceitos que estão arraigados às pessoas, limitando inteiramente suas vidas.

***
Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Tenho 23 anos mais que ele, mas a atração que sentimos é enorme" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts