Topo

Caso de Maisa prova: há quem pense que mulher precisa de homem para ser feliz

Regina Navarro Lins

28/06/2017 15h15

Maisa Silva no "Programa Silvio Santos" – crédito: Reprodução/SBT

Pelas notícias que li esta semana, diante da insistência de Silvio Santos para que Maísa, de 15 anos, participante do seu programa, forme um casal com Dudu Camargo, 19, também do SBT, fez a moça abandonar a gravação chorando. Desde o dia 18 de maio, essa história começou a ter repercussão nas redes sociais. A adolescente teria dito que Dudu não é seu tipo e que ele fala esquisito. O jovem então a convidou para dormir com ele para descobrir se ele tem voz empostada. Maísa se expressou no Facebook afirmando que as mulheres não são obrigadas a aceitar tudo. Não são mesmo!

Nos contos de fadas as mulheres se submetem, esperando encontrar um príncipe. Há, nessas histórias, a ideia de que as mulheres só podem melhorar de vida, por meio da relação com um homem. As meninas vão aprendendo, então, a ter fantasias de salvamento, em vez de desenvolver suas próprias capacidades e talentos. Muitas mulheres, até hoje, se sentem desvalorizadas se não encontram um par amoroso. Na realidade, não é nada grave uma mulher desejar um par moroso; o grave é acreditar que só pode ser feliz se tiver um par amoroso.

Felizmente, as mentalidades estão mudando. É o que mostra novos desenhos animados em que as personagens femininas são fortes e independentes, e de forma alguma buscam encontrar um homem para viver um romance e que dê significado à sua vida. "Nosso destino está dentro de nós, você só precisa ser valente o bastante para vê-lo" Está sentença da personagem Merida, sintetiza o argumento da animação Valente, dos Estúdios Disney.

Merida é uma princesa escocesa, filha do rei Fergus. Sua mãe, a rainha Elinor, busca adaptá-la aos padrões que a sua estatura dentro do Reino exige. Tenta lhe ensinar boas maneiras, a história do reino, lições para que se torne uma boa rainha, e espera que ela se case. Mas a princesa Merida é diferente; não quer se casar e nem ser igual à sua mãe. Ela quer poder viver o seu próprio destino, e não aquele que a mãe e as outras pessoas do reino esperam dela.

Apreende as habilidades, que só os homens exercitam naquelas paragens e época. A habilidade, por exemplo, com o Arco e Flecha. Todos os jovens do reino querem ganhar o seu coração e tornarem-se reis ao se casarem com ela. É criado um campeonato de arco e flecha para escolher o indicado, mas, após vários atiradores chegarem perto do centro do alvo, é Merida quem faz o melhor acerto.

Nesse sentido, Valente ultrapassa as narrativas tradicionais do gênero, apresentando uma jovem que não deseja encontrar o príncipe encantado e compete em pé de igualdade com os homens. O resultado positivo de toda essa mudança é que, no Ocidente, cada vez menos mulheres, se dispõem a ajustar sua imagem às exigências e necessidades masculinas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caso de Maisa prova: há quem pense que mulher precisa de homem para ser feliz - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts