Topo

Não concordo com Tom Jobim: é possível, sim, ser feliz sozinho

Regina Navarro Lins

12/06/2017 15h32

Dia dos Namorados. E como acontece todos os anos recebo mensagens de pessoas lamentando estarem sem namorado nesse dia.

"Mais um ano que me frustro nesse dia. Para variar, estou sem namorado."

"Às vezes penso que tem algo errado comigo. Fico sonhando em jantar à luz de velas com alguém especial no dia dos namorados, mas isso nunca acontece"

"A minha namorada terminou comigo há três meses. Ter passado o dia dos namorados sem ela, e pior, sabendo que ela está com outro cara, me deixou mal."

Por que as pessoas sofrem por não ter um namorado? Somos desde cedo ensinados a acreditar que temos que ter uma relação amorosa fixa e estável com outra pessoa. É por isso que homens e mulheres procuram incessantemente um par amoroso, pagando qualquer preço para mantê-lo.

Muitas mulheres se sentem desvalorizadas se não têm um namorado ou marido; ficam com a autoestima abalada….algumas acham até que tem algo errado com elas. O dia dos namorados parece que funciona como uma constatação de que um fracasso. É preciso mudar essa ideia, que é bastante limitadora. Não há nada grave em se desejar um par amoroso. O grave é a crença de que só se pode ser feliz se houver um par amoroso.

Não concordo com a música do Tom Jobim que diz que é impossível ser feliz sozinho… É importante desenvolver a capacidade de ficar bem sozinho, perceber as próprias singularidades e do prazer de estar com você mesmo. Quando se perde o medo de ser sozinho, se percebe que não ter um par amoroso não significa necessariamente solidão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não concordo com Tom Jobim: é possível, sim, ser feliz sozinho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts