Topo

Vale quanto mede?

Regina Navarro Lins

29/12/2015 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que respondeu à enquete da semana acha que os homens se preocupam com o tamanho do pênis.

Geralmente, o homem presta mais atenção ao seu pênis do que a qualquer outra parte do seu corpo. Cuida dele, protege-o acima de tudo. Orgulha-se de sua forma, tamanho, qualidade e desempenho.

Imaginar ter o pênis pequeno é um drama sexual masculino, embora na maior parte dos casos não haja motivo para tanto sofrimento. Há cinco mil anos, desde o surgimento do patriarcado, o tamanho do pênis é associado a força, potência e virilidade, e desde pequenos os meninos são condicionados por esse mito.

Assim, o pênis passa a constituir uma grande fonte de orgulho ou de insegurança para o homem. Alguns até imaginam que com pênis pequeno estão impossibilitados de conseguir ereção, obter prazer ou de satisfazer uma mulher.

Ao contrário do que se pensa, não existe relação entre a altura do homem, o tamanho da sua mão ou do seu pé, com o seu pênis. A grande maioria dos homens têm pênis de tamanho médio que quando eretos, alcançam em média de 12 ou 13 cm a 18 ou 19 cm.

O pênis flácido médio varia de sete a dez cm, podendo se apresentar de formas e tamanhos variados. Se estiver frio ou numa situação de stress pode encolher a ponto de se tornar minúsculo.

As mulheres não se preocupam tanto quanto os homens com o tamanho do pênis. Na realidade, não faz muita diferença, para o prazer da mulher, um pênis de 18, 15 ou 13cm.

Embora o maior problema dos homens seja com o comprimento, as pesquisas demonstram que a maioria das mulheres prefere pênis grosso a comprido. Declaram que o pênis ideal é o que pode forçar a entrada da vagina e friccioná-la para que a mulher o sinta dentro dela.

Entretanto, grande parte das mulheres concorda que a habilidade do parceiro para usar seu pênis é tão importante quanto o tamanho. Assim como o toque, o jeito de olhar, a tranquilidade — ao contrário da pressa em ejacular.

Enfim, vários outros aspectos são tão importantes quanto as medidas. As maiores queixas das mulheres no sexo não são em relação ao tamanho do pênis, e sim quanto à habilidade sexual do homem e à sintonia que ele estabelece com a parceira.

A área de maior sensibilidade na vagina é a parte anterior, principalmente cinco cm dentro do canal vaginal, onde se localiza o ponto G. Todo órgão masculino é capaz de tocar aí. Não há sensibilidade na metade posterior do canal vaginal, por isso não é necessário um pênis muito longo.

O mais importante é que no momento do ato sexual, o homem e a mulher busquem uma posição em que a zona de maior sensibilidade possa ser estimulada.

Contudo, se um homem se sentir inseguro por ter um pênis pequeno ou fino, provavelmente seu desempenho sexual vai ser prejudicado. Está na hora, então, de procurar um especialista para avaliar o que é adequado fazer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vale quanto mede? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Posts