Topo

Regina Navarro Lins

"Após 20 anos casados, meu marido descobriu que é bissexual. É uma fase?"

Universa

13/04/2020 04h00

 

"Tenho um relacionamento de 20 anos, com filhos. Meu marido, agora com 43 anos, diz que se descobriu bissexual. Começou a ver os homens de outra forma, a partir de papos virtuais. Ele afirma que me ama e não quer mudar nossa vida, mas quer sair, ir a bares e boates gays, e lógico que não posso ir junto. Fico para morrer, mas não tento impedir. Ele diz que não rolou nada com ninguém até agora, mas não descarta esta hipótese. Não quero perdê-lo, eu o amo, e a gente se dá muito bem. Será só uma fase?"

*

Muitas pessoas afirmam que numa situação semelhante romperiam o casamento. Mas o fato é que há homens casados que sentem amor e desejo sexual pela parceira, mas também sentem necessidade de manter relações sexuais com outros homens.

Seríamos todos bissexuais dependendo apenas da permissividade da cultura em que vivemos? O pesquisador americano Alfred Kinsey acredita que a homossexualidade e a heterossexualidade exclusivas representam extremos do amplo espectro da sexualidade humana.

Veja também:

Para ele a fluidez dos desejos sexuais faz com que pelo menos metade das pessoas, sintam, em graus variados, desejo pelos dois sexos. Em 1948, ele desenvolveu a famosa escala Kinsey para medir a homo, a hetero e a bissexualidade. Entrevistando 12 mil homens e 8 mil mulheres, elaborou uma classificação da sexualidade de zero a seis:

  • Exclusivamente heterossexual.
  • Predominantemente heterossexual, apenas incidentalmente homossexual.
  • Predominantemente heterossexual, mais do que eventualmente homossexual.
  • Igualmente heterossexual e homossexual.
  • Predominantemente homossexual, mais do que eventualmente heterossexual.
  • Predominantemente homossexual, apenas incidentalmente heterossexual
  • Exclusivamente homossexual.

Na pesquisa feita pelo americano Harry Harlow, mais de 50% das mulheres, numa cena de sexo em grupo, se engajaram em jogos íntimos com o mesmo sexo, contra apenas um por cento dos homens. Entretanto, quando o anonimato é garantido a proporção de homens bissexuais aumenta a um nível quase idêntico.

Voltando à questão da internauta, que atitude deve tomar uma mulher quando fica sabendo dos desejos homossexuais do marido? Penso que, antes de tudo, seja avaliar a própria relação afetiva e sexual que tem com ele, sem se deixar contaminar por moralismo e preconceitos.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro