Topo
Regina Navarro Lins

Regina Navarro Lins

"Adoro sexo, mas sinto um grande vazio quando transo sem amor"

Universa

08/07/2019 04h00

"Tenho 38 anos e estou separada há cinco. Tenho dificuldade de encontrar um namorado, mas adoro sexo. O problema é que sinto um vazio enorme, uma grande frustração quando transo sem amor. Se ele é atraente, e rola um clima legal, acabo indo para o motel, mas logo vem a ressaca se ele não me liga depois."

***

Muitas mulheres ainda se esforçam para se convencer de que sexo e amor têm que estar ligados. Há mulheres, que mesmo com muito desejo, se recusam a fazer sexo num primeiro encontro temendo não corresponder à expectativa do homem. Isso não deixa de ser uma forma de submissão a ele. Os homens nunca pensaram assim e jamais isso foi cobrado deles.

LEIA TAMBÉM:

Quando uma mulher diz que só transa com um homem se houver amor entre eles, na maioria das vezes ela está apenas repetindo o que lhe ensinaram, sem perceber os seus próprios desejos. O grau de intimidade que você sente na relação com uma pessoa não depende do tempo que você a conhece.

Além disso, o prazer sexual também independe do amor ou do conhecimento profundo de alguém. Para um sexo ser ótimo basta haver muito desejo e vontade de obter e dar prazer. E uma camisinha no bolso, claro.

No caso da internauta o vazio e a frustração têm muito mais a ver com uma expectativa não satisfeita do que com o sexo em si. A questão é que, como o sexo não é visto como natural, costuma-se misturar as coisas e se busca algo mais do que prazer: continuidade da relação, ou seja, namoro ou casamento.

Estamos vivendo um momento de transição, em que os antigos valores estão sendo questionados, mas novas formas de viver e pensar ainda causam medo pelo desconhecido. Há os que sofrem por se sentir impotentes para fazer escolhas livres, mas o fim de muitos tabus a respeito do sexo é só uma questão de tempo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Regina Navarro