Topo

Regina Navarro Lins

"Quando acordo e tem uma mulher na minha cama sinto um grande vazio"

Regina Navarro Lins

28/01/2019 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Tenho 45 anos e estou separado há três. Sempre sonhei com o tempo em que ficaria livre pra fazer o que quisesse da vida, sem o controle da minha mulher. Tenho tido várias parceiras por uma única noite….mas não estou satisfeito com isso. Quando acordo e tem uma mulher na minha cama, quase uma desconhecida, sinto um grande vazio. A única coisa que desejo nessa hora é que ela vá embora rapidinho. "

***

Por que será que o internauta aceita fazer sexo com uma mulher, se não existe desejo real por ela? Na nossa cultura o homem aprende desde cedo que para corresponder ao papel de macho não pode recusar nenhuma mulher. Deve estar sempre pronto para o sexo, independente de estar cansado ou sem vontade. E as consequências podem ser desastrosas.

Provavelmente a sensação de vazio que ele sente no dia seguinte é resultado de uma noite em que seu comportamento sexual foi mecânico e estereotipado. Talvez o mesmo não tivesse acontecido se, no encontro com uma mulher por quem se sentisse realmente atraído, ele buscasse uma troca verdadeira de prazer.

Para o psicoterapeuta e escritor José Ângelo Gaiarsa, sexo reprimido quer dizer liberdade reprimida. Ele não tem dúvida de que se o indivíduo vai ampliando, aprofundando e diversificando sua vida sexual, vai ficando corajoso para fazer as coisas.

Vive com mais alegria, esperança e decisão. Portanto, pode ficar perigoso do ponto de vista da ordem estabelecida. Não foi à toa que todas as forças repressoras de todas as épocas se voltaram tão sistematicamente contra a sexualidade humana.

Exercer mal o sexo é isso: não se entregar às sensações e fazer tudo sempre igual, sem levar em conta o momento, a pessoa com quem se está e o que se sente. É fundamental não ter preconceito nem  vergonha, considerar o sexo natural, fazendo parte da vida.

A busca do prazer pode então ser livre e não estar condicionada a qualquer tipo de afirmação pessoal. O sexo pode ser ótimo quando se cria o tempo todo junto com o parceiro e o único objetivo é a descoberta de si e do outro. Assim, ele deixa de ser a busca de um prazer individual para se tornar um poderoso meio de transformar as pessoas.

Talvez Gaiarsa tenha razão quando afirma que só seremos sexualmente satisfeitos no dia em que pudermos ter relações sexuais quando tivermos vontade, com quem tivermos vontade, do modo que for melhor para nós.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro