Topo

Regina Navarro Lins

A mulher que, aos 89 anos, ensina outras mulheres a ter prazer sexual

Universa

04/12/2018 08h37

Ilustração: Caio Borges

Nos anos 1960, a artista plástica americana Betty Dodson agarrou como bandeira de luta a liberação sexual das mulheres, ao perceber que muitas fingiam orgasmo. Hoje, aos 89 anos de idade, se orgulha de há décadas ajudar as mulheres a terem prazer, ensinando-lhes técnicas de masturbação.

"Senti a necessidade de instruí-las, o orgasmo não é alcançado pela magia. A autonomia sexual representa uma dose de liberdade para as mulheres; um momento em que se reconciliam consigo mesmas e se afastam de suas inseguranças.", diz ela.

Veja também

Até hoje Betty recebe mulheres, de todas as idades, em suas oficinas. As imagens das conferências dadas por ela estão expostas na Biblioteca da Universidade Harvard, na seção "A História das Mulheres na América".

Muitos acham estranho que sexo, sendo algo natural, necessite de cursos. Ocorre que sexo é natural para a procriação, mas para o prazer necessita de  aprendizagem. E como em toda forma de arte, fazer sexo bem depende de técnica e sensibilidade.

No século 19, o prazer sexual era visto como algo degradante. O neuro psiquiatra alemão Krafft-Ebing, estudioso da patologia sexual, encarava a sexualidade, para as mulheres, como uma espécie de doença repugnante. No século 20, houve uma grande transformação.  Vários estudos sobre a sexualidade elevaram a sexologia a um ramo legítimo das ciências humanas.

Mas foi a partir dos anos 1960 que surgiu um novo discurso feminino expressando a sexualidade da mulher e manifestando sua insatisfação.  Hoje, é crescente o número de mulheres que procura ajuda por causa da dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo. Contudo, calcula-se atualmente que  cerca de 60% das mulheres em atividade sexual ainda não têm orgasmo.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro