Topo

Regina Navarro Lins

Solidão na velhice pode se tornar coisa do passado com casas compartilhadas

Regina Navarro Lins

30/11/2018 04h00

Foto: Getty Images

Um grupo de professores aposentados da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) planeja construir uma vila perto do campus exclusiva para quem tem mais de 55 anos.

A Vila ConViver deve ficar pronta em 2021 e terá 44 casas. Na moradia compartilhada as casas são construídas umas de frente para as outras, com jardins e áreas de lazer compartilhadas. Haverá ainda espaços de uso comum, como lavanderias, bibliotecas e refeitórios. A ideia é que os moradores possam se apoiar, porque não é raro após a aposentadoria haver a perda dos vínculos sociais.

Na Espanha há vários projetos construídos para se passar a última etapa da vida com pessoas queridas. Víctor Gómez e Cruz Roldán, dois amigos, que se conheceram numa excursão antes dos 50 anos, imaginaram o futuro: por que não envelhecer juntos, eles e suas famílias?

A ideia deu origem a uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca.  "Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida", relembra Roldán, hoje com 79 anos. Hoje são 87 sócios e o lema é "Dar vida à idade". "Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos", explicou um dos amigos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.

O prolongamento da vida até idades mais avançadas corresponde a uma mudança marcante das últimas décadas do século 20. Com o aumento da expectativa de vida, tendo boa saúde, à melhoria da condição social das pessoas idosas e à possibilidade de os mais velhos aproveitarem tanto a sociabilidade quanto os lazeres autônomos, não se limitando mais a frequentar a própria família.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro