Topo

Regina Navarro Lins

Brigas frequentes na vida a dois aumentam chances de problemas no intestino

Universa

18/08/2018 10h58

Foto: iStock

Pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que brigas frequentes entre pessoas casadas elevam a possibilidade de  terem síndrome do intestino permeável. Nessa síndrome, o revestimento do intestino se torna mais permeável , permitindo a liberação de alimentos parcialmente digeridos e bactérias na corrente sanguínea.

É muito difícil saber por que um casal começa a brigar. Na maior parte das vezes nem as pessoas envolvidas conseguem perceber o motivo. Entretanto, o que menos importa é o tema da briga; por qualquer razão o rancor que existe e que se tenta negar escapa, sem controle.

Uma mulher de 42 anos, casada há 12, chegou ao meu consultório e desabafou: "Eu e meu marido brigamos muito. Mas não sei como tudo começa. Às vezes está tudo calmo, estamos conversando, mas de repente já nos desentendemos e começamos a discutir. Ele fala coisas que me irritam, então o acuso de coisas que ele não suporta ouvir… Quando vejo estamos nos agredindo de uma maneira absurda."

Uma das explicações possíveis para as brigas constantes e intensas reside no fato de que no mundo ocidental há a ideia de que ninguém é inteiro, faltando um pedaço em cada um. Com o casamento, as pessoas imaginam que estarão de tal forma preenchidas, que nada mais vai lhes faltar.

A ideia de ter enfim encontrado 'a pessoa certa', 'a alma gêmea', 'a outra metade', faz com que a satisfação das necessidades e carências pessoais seja vista como dever do parceiro. Devido ao descompasso entre o que se esperava da vida a dois e a realidade, as frustrações vão se acumulando e, de forma inconsciente, gerando ódio.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro