Topo

Regina Navarro Lins

Fungo do Himalaia mostra que uma ereção ainda tem alto valor

Universa

20/07/2018 09h19

Os Himalaias são a mais alta cadeia montanhosa do mundo, que abrange regiões como Nepal, Índia, Butão e no Tibete. Lá é o único lugar onde pode ser encontrado um fungo, o yakasumba, que cresce em altitudes de 3 mil a 5 mil metros. Ele se forma quando o fungo, na terra, ataca e disseca uma lagarta. Um quilo do fungo pode custar US$100 mil mais do que o dobro dos US$40 mil cobrado pelo quilo de ouro. Não se trata de uma nova super droga que alucina. Esse fungo vai mais além: ele acaba com a impotência! Isso faz com que o fungo também seja conhecido como o 'Viagra do Himalaia'.

Não é à toa que a maior preocupação do homem seja a impotência, mesmo que eventual. A cultura ocidental, além de esperar que ele seja forte, corajoso e tenha sucesso em tudo, associou a ideia de masculinidade à potência sexual. E quando a ereção não acontece ou não se mantém? Para o psicanalista argentino J.C. Kusnetzoff "nenhum homem pode se conceber como tal se a ereção falha. Quando isso acontece, ele não quer ser consolado; deseja desaparecer magicamente e voltar montado no pênis ereto, como cavaleiro ressuscitado do apocalipse vivido."

Entretanto, a incapacidade de obter ereção ou manter o pênis rígido, para ser considerada impotência, deve ser um fato que se repete e não um episódio. As causas dessa disfunção podem ser orgânicas ou psicológicas, mas o medo e a vergonha de aceitá-la levam o homem a demorar em média quatro anos para buscar ajuda.

Grande parte dos casos de disfunção erétil deixará de existir quando o homem se libertar da obrigação de provar que é macho. Partir para o ato sexual apenas quando existir desejo real pela parceira e não se preocupar com a ereção são pré-requisitos fundamentais. Até lá o fungo yakasumba continuará valendo cada dia mais.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro