Topo

Regina Navarro Lins

Casais que se separam se tornam quase estranhos de repente; por quê?

Universa

19/04/2018 04h01

(Caio Borges/Ilustração)

Há algo difícil de entender. É comum uma pessoa passar anos ao lado de alguém, com muita intimidade, dividindo todos os momentos da vida e de repente, como se tivesse sido desligada da tomada, deixar de ter qualquer importância. Não existe mais no campo afetivo do outro, aliás, a impressão é a de que nunca existiu. Na maior parte das vezes isso acontece com os ex casados. E o curioso é esse comportamento ser visto como natural.

Tudo bem que a vontade de continuar morando junto, se encontrando todos os dias, dormindo na mesma cama e, principalmente, de ter uma vida em comum tenha acabado. Os casamentos só duraram "até que a morte nos separe" enquanto o amor não pôde fazer parte deles, ou seja, até 1940 aproximadamente.

Mas se havia amor, se eram solidários e se preocupavam um com o outro, onde foi parar aquela amizade?  Mesmo que o desejo sexual e a emoção de estar perto não existam mais, e surjam novos interesses, o amor deveria continuar presente, embora em outro tipo de relação. Mas os dois se transformam em estranhos, que mal se conhecem e não têm nada em comum. Por quê?

Muitos acreditam no casamento, como única forma de realização afetiva.  Passam a vida esperando o momento de encontrar a "pessoa certa", para, a partir daí, viverem felizes para sempre. No dia a dia, investem na relação, esperando que todas as necessidades sejam preenchidas. Sentem-se protegidos e alimentam a fantasia de que nada vai lhes faltar. O parceiro amoroso se torna, então, imprescindível, parte da vida do outro.

Quando duas pessoas optam pela separação, o distanciamento e a estranheza que se instala entre eles parece mostrar que a importância de cada um na vida do outro nunca existiu por si própria, mas trazida pelo vínculo amoroso – com toda a fantasia do par amoroso idealizado –, só perdurando enquanto existir a relação.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro