Topo

Regina Navarro Lins

Por que tantas mulheres sentem dor nas relações sexuais?

Regina Navarro Lins

06/04/2018 17h57

(Crédito: Getty Images)

Não são poucas as mulheres que sentem dor durante as relações sexuais. Em alguns casos a dor se deve a problemas médicos, e é fundamental que se procure o ginecologista. Mas não existem apenas razões médicas para a dor durante o sexo. Para Kirstin Mitchell, médica e pesquisadora da Universidade de Glasgow, na Escócia, existem diversas razões psicológicas e sociais para que esse momento seja dolorido para algumas mulheres.

Seu estudo, realizado em 2017, concluiu que quase 10% das mulheres sexualmente ativas do Reino Unido entre 16 e 24 anos sentiam dores "sistemáticas" durante sexo.  Os pesquisadores definiram "sistemáticas" como as dores "sentidas durante o sexo durante três meses ou mais". Mitchell acredita que é comum as mulheres não sentirem que têm "direito ao prazer" como os homens têm. Às vezes, elas sentem dor nas relações sexuais e acreditam que simplesmente "é assim para as mulheres".

Saber descobrir e sentir prazer pode ser um talento e uma arte que precisa ser cultivada. E não é tão simples. Os controles políticos, sociais e religiosos sobre o prazer continuam existindo em todas as partes do mundo. Certos prazeres são aceitos, alguns condenados, outros proibidos mesmo.

Não é sem motivo. Controlar os prazeres das pessoas é controlá-las. O prazer sexual, por pertencer à natureza humana e atingir a todos sem exceção, sempre foi visto como o mais perigoso de todos. É o mais controlado, portanto.  Na Idade Média chegaram ao ponto de afirmar que o ato sexual no casamento só estava isento de pecado se não houvesse prazer entre o casal.

Como resultado do fato de não se desenvolver o prazer, a grande maioria das pessoas acaba fazendo sexo em menor quantidade e de pior qualidade do que gostaria. Não é à toa que W.Reich, psicanalista, famoso estudioso da sexualidade na primeira metade do século 20, fala da miséria sexual das pessoas, porque, segundo ele, elas se desempenham sexualmente de tal modo, que se frustram durante a própria realização com uma habilidade espantosa.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro