Topo

Regina Navarro Lins

"Tenho várias fantasias sexuais, mas meu namorado não aceita"

Universa

26/03/2018 04h00

(Ilustração: Caio Borges)

"Às vezes fico com receio de que meu namorado me ache muito sem vergonha. Ele é contido, por isso o sexo que fazemos é sempre igual, tipo papai-mamãe. Tenho várias fantasias e gostaria de realizá-las com ele, mas acho que isso nunca vai acontecer. Adoraria, por exemplo, que ele me puxasse pelos cabelos e me jogasse na cama. Podia até me dar uns tapas e depois transar bem gostoso. Mas como dizer isso a ele? Ele acredita que no sexo só pode existir carinho…"

***

Durante muitos séculos o sexo foi considerado abominável. Com muita condescendência foi permitido no casamento, e mesmo assim, só para a procriação. Durante o ato sexual, uma única posição era permitida: o homem estendido sobre a mulher, ela deitada de costas de pernas abertas, a famosa papai-e-mamãe.

Na Idade Média (séculos 5 ao 15), havia a crença de que quando as mulheres ficavam por cima do homem enlouqueciam, e se ficassem na posição de quatro, os filhos nasceriam com problemas físicos. Claro que hoje ninguém mais acredita nisso, mas o sexo como algo perigoso e sujo ficou no inconsciente de todos.

A descoberta da pílula anticoncepcional mudou muito as mentalidades. Pela primeira vez na história o sexo se dissociou da procriação, podendo se aliar ao prazer. E as pessoas passaram a desenvolver cada vez mais o prazer sexual. Entretanto, encontramos ainda muita gente com inibições, censuras e tabus.

Quantos desejos e fantasias são reprimidos por fugirem do padrão estabelecido? Quantos homens limitam seu próprio prazer e o de suas namoradas ou esposas? E as mulheres que são censuradas ou censuram qualquer tentativa de escapar da monotonia das regras estabelecidas?

Por estarmos vivendo um momento de profunda transformação dos valores morais, se observam nas pessoas muitas dúvidas e conflitos. Cada vez mais homens e mulheres não se contentam com o padrão tradicional. Apesar disso, em alguns casos um dos parceiros tenta romper a barreira moralista que perdurou durante tanto tempo e se frustra por não conseguir. Mas é apenas uma questão de tempo.

Contudo, penso que algumas coisas nunca vão valer na cama: constranger o outro, insistir para que faça algo que não tem vontade. No sexo só vale o que é prazeroso para os dois. Esse é um critério que não tem erro e pode ser adotado em qualquer época. Mesmo porque, qualquer coisa que se faça por obrigação ou só para agradar tem seu preço cobrado depois, e é altíssimo.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro