Topo

Regina Navarro Lins

"As brigas são constantes. Meu marido me insulta na frente das pessoas"

Universa

19/03/2018 04h00

(Ilustração: Caio Borges)

"Estou casada há 23 anos, tenho 3 filhos e já vivi uma ótima relação com meu marido; me sentia vivendo no melhor dos mundos. Hoje, minha vida é completamente diferente. As brigas são constantes e por qualquer coisa. Ele me insulta e não me respeita nem na frente dos vizinhos. A decepção é muito grande."

***

Na maior parte das vezes nem o casal consegue perceber o motivo real da briga. Por qualquer razão o rancor que existe e que se tenta negar escapa, sem controle. As brigas também podem ser silenciosas. Caras, olhares, gestos, tons de voz, ironias disfarçadas, tudo tornando bem desagradável o dia-a-dia do casal e constrangendo quem está por perto.

A ideia de ter enfim encontrado "a pessoa certa", "a alma gêmea", faz com que a satisfação das necessidades e carências pessoais seja vista como dever do parceiro. Devido ao descompasso entre o que se esperava da vida a dois e a realidade, as frustrações vão se acumulando e, de forma inconsciente, gerando ódio.

Até chegar a esse ponto, o casal se esforça para manter a fantasia do par amoroso idealizado. Toleram demais um ao outro, fazendo inúmeras concessões, abrindo mão de coisas importantes, acreditando que é necessário ceder. Como nem sempre isso traz satisfação, eles se cobram, se criticam e se acusam. As brigas se sucedem.

A boa notícia é que cada vez mais as pessoas buscam formas de viver a dois em que os encontros se deem por prazer e não mais por dependência ou pela imposição de um compromisso. Mas romper com os vícios do relacionamento sem dúvida alguma requer coragem.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro