Topo

Regina Navarro Lins

"Estou casada há 35 anos e me sinto profundamente sozinha"

Universa

19/02/2018 04h00

(Ilustração: Caio Borges)

"Estou casada há 35 anos e me sinto profundamente sozinha, apesar de viver com o marido e dois filhos. Meu marido não conversa comigo nem me procura para o sexo. Os filhos têm suas próprias vidas. Nunca imaginei que minha vida fosse ser tão infeliz. Na juventude, antes mesmo de conhecer meu marido, sempre vinha à minha cabeça uma cena romântica que eu acreditava representar o futuro que eu teria junto à minha família: num sábado ou domingo, estaríamos todos na sala. Meu marido lendo o jornal, fumando um cachimbo; minha filha tocando piano; meu filho pedindo dinheiro para sair e eu muito feliz assistindo a tudo isso."

***

A internauta não pode ser responsabilizada sozinha por seus sonhos e frustrações. Inúmeras novelas e histórias românticas fazem sucesso desde o início do século 19, influenciando as mentalidades. O romance ideal — a perfeita expressão da fantasia romântica — é encontrado nos romances do tipo água com açúcar e nos contos de fadas, que descrevem de forma banal a promessa do mito do amor romântico.

Bonnie Kreps, cineasta e escritora canadense, relata em seu livro como essas tramas se desenvolvem. O principal aspecto da literatura convencional, assim como a fonte de sua atração, é que o leitor sabe o que esperar. Nos contos de fadas, as ideias organizadoras são a castidade e a magia: a castidade será atormentada pela maldade, salva pela bondade e recompensada, e a magia será usada nos pontos-chave.

A vida "real" para uma mulher começa com a chegada do homem que vai amá-la dessa maneira especial. A recompensa por ser uma mulher 'real' não é uma vida real, mas o 'verdadeiro amor', ou seja, a proteção contra a vida real. Nenhuma heroína romântica arquetípica leva uma vida normal e interage ativamente no mundo; ela sempre vai para o castelo e nunca mais se sabe dela.

Embora alguns digam que o amor romântico foi um enredo engendrado pelos homens contra as mulheres, para encher suas cabeças de sonhos fúteis e impossíveis, isso não explica o apelo da literatura romântica, ou o fato de as mulheres terem desempenhado um papel importante na sua difusão.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro