Topo

Regina Navarro Lins

O Carnaval do "não é não!" é novidade e pegou alguns de surpresa

Universa

14/02/2018 15h08

"Vou beijar-te agora/ não me leve a mal/ hoje é carnaval." Quarta-feira de cinzas não é mais o fim da folia. Até o final de semana vamos assistir a muitos beijos e abraços. Impossível não perceber a sensualidade solta e a excitação brilhando no olhar das pessoas. Desejo de beijar, de fazer sexo, mas com muita urgência; afinal, o tempo é limitado.

De onde vem a liberdade para as pessoas se tocarem e se sentirem, mesmo sem se conhecerem? Para onde vai o medo de sexo, suas normas e regras, que durante todo o ano contêm e limitam o prazer? De onde surge tanta ousadia?

O Carnaval parece também funcionar como um período em que homens e mulheres dão uma trégua à censura que se impõem durante o ano. Há mais coragem para experimentar o sexo casual, sem compromisso e com camisinha, claro.

Mas este ano há uma novidade. "Não é não!" "Chega de assédio!" Dizem as mulheres no corpo. O problema é que desde que o sistema patriarcal se instalou, há cinco mil anos, elas foram consideradas inferiores aos homens, que nunca se importaram com suas recusas e faziam o que queriam.

Respeitar a mulher é uma novidade tão grande, que a maioria nem sabe do que se trata. Muitos criticam o movimento contra o assédio, alegando que agora não podem mais seduzir, paquerar, conquistar uma mulher. Os homens que pensam dessa forma têm que, com urgência, começar um treinamento. Perceber os sinais que a mulher desejada lhes passa antes de tomar qualquer atitude.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro