Topo

Regina Navarro Lins

Falta de sexo já pode ser considerada caso de saúde pública?

Universa

08/02/2018 11h34

O sexo sempre teve destaque na história da humanidade. Dependendo da época e do lugar, foi glorificado como símbolo de fertilidade e riqueza, ou condenado como pecado. A condenação do sexo surgiu com o patriarcado, há cinco mil anos. No início, restringia-se às mulheres, para dar ao homem a certeza da paternidade, mas com o cristianismo a repressão sexual generalizou-se.

A partir das décadas de 1960/70 a moral sexual sofreu grandes transformações, mas o sexo continua sendo um problema complicado e difícil. Muitas pessoas dedicam um tempo enorme de suas vidas às suas fantasias, desejos, medos e culpa sexuais.

Muitos fazem sexo em menor quantidade do que gostariam e com menos qualidade do que poderiam. O UOL foi em busca de estudos científicos que comprovam os benefícios de uma vida sexual ativa e prazerosa para a saúde física e mental de homens e mulheres.

Quais são os benefícios para a sua vida?

  • Melhora a memória e torna você mais inteligente
  • Alivia a dor de cabeça/ Rejuvenesce
  • Combate o estresse e o mau humor
  • Favorece o rendimento no trabalho
  • Ajuda a viver mais
  • Mantém a forma em dia
  • Até o solitário tem benefícios!

Diante de todos esses dados, observamos um paradoxo. Um número grande de pessoas – solteiras ou casadas – não faz sexo. Elas desejam muito, mas não têm com quem. Se levarmos a sério todos os estudos científicos, e acredito que devemos levar, só podemos concluir que estamos diante de um caso de saúde pública. Será que o Ministério da Saúde não deveria se pronunciar?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro