Topo

Regina Navarro Lins

Divórcio por mensagem de texto existe - e pode virar crime na Índia

Regina Navarro Lins

06/12/2017 19h06

Uma indiana recebeu um bilhete do marido com as palavras "talaq, talaq, talaq". Isso é parte de uma tradição do Islã que, hoje em dia, só existe praticamente na Índia. O "triplo talaq" permite aos homens muçulmanos se divorciar de suas esposas em minutos, simplesmente repetindo as palavras "talaq, talaq, talaq".

É uma decisão é unilateral, sem que a mulher seja consultada. E pode ser feita tanto oralmente quanto por e-mail e até mesmo mensagens de texto, em aplicativos como o WhatsApp. Agora, o "triplo talaq" é alvo de um projeto de lei que está sendo estudado em Nova Délhi. Pela nova lei, a prática poderá ser punida com até três anos de prisão.

De um jeito simples ou complicado, com raiva ou tranquilidade, o fato é que em todas as partes do mundo as pessoas se divorciam. Alguns povos encaram com naturalidade a dissolução do casamento. Há lugares em que os motivos para o divórcio são bem curiosos.

Na velha China, onde uma lei permitia ao homem se divorciar da esposa tagarela. Em março de 2006, uma egípcia pediu e obteve o divórcio em um tribunal do Cairo, alegando não suportar a falta de higiene e o mau cheiro do marido. O casal vivia junto há oito anos e morava com seus três filhos. Os juízes convocaram o marido para dar explicações, e como ele não compareceu ao tribunal, decidiram conceder o divórcio por "incompatibilidade de odores".

Há algumas décadas o número de divórcios em todo o mundo ocidental não para de crescer. Ao desaparecerem a maioria dos imperativos — sociais, econômicos e religiosos — que pesavam a favor da duração do casamento, pode ser que dentro de algum tempo mais pessoas optem por outros tipos de relacionamento nada convencionais.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro