Topo

Regina Navarro Lins

"Meu marido transa com outras, mas se recusa a usar camisinha comigo"

Regina Navarro Lins

25/09/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Meu marido não aceita usar camisinha. Diz que não tem sensações de prazer dessa forma. O problema é que ele trabalha em outra cidade e ficamos até seis meses sem nos ver por conta da distância. Sei que ele se relaciona com  outras  mulheres. Não consigo convencê-lo a usar…"

***

Por mais que todos saibam que qualquer pessoa com uma vida sexual ativa está sujeita à contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, é enorme o número dos que fazem sexo sem preservativos. Parece existir uma negação coletiva em relação aos perigos envolvidos, manifestada no pensamento mágico tipo "nunca vai acontecer comigo".

Acredito que o horror que muitos homens declaram ao uso da camisinha esteja encobrindo a ansiedade que sentem quanto ao desempenho sexual. A desculpa mais usada é a de que com o uso da camisinha diminuem as sensações de prazer na penetração. Somente alguns confessam constrangidos que interromper os carinhos preliminares, para colocar a camisinha, faz com que percam a ereção.

O mais grave ocorre no casamento. Muitas mulheres monogâmicas contraem doenças. Nesse caso, a responsabilidade é da ideologia de fidelidade conjugal. Os maridos não têm coragem de usar camisinha, porque seria uma espécie de confissão de que fizeram sexo fora de casa.

O pacto de exclusividade é condição primeira numa relação, além de a eventual bissexualidade do parceiro não ser admitida. A verdadeira prevenção das doenças sexualmente transmissíveis seria falar abertamente da sexualidade, derrubando preconceitos sobre disfunção erétil, relações extraconjugais e bissexualidade.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro