Topo

Regina Navarro Lins

Amor não é para ser uma fusão de duas pessoas

Regina Navarro Lins

22/06/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

Uma das características fundamentais para uma boa relação amorosa é se livrar da ideia de fusão, ou seja, os dois se transformarem num só. É fundamental preservar a distinção entre si próprio e o outro. A pessoa amada é vista e aceita como tendo uma identidade inteiramente separada do parceiro, o que enriquece a relação.

Entretanto, é bastante comum não se perceber nem se respeitar a individualidade do parceiro, o que gera desentendimentos e sofrimento. O respeito à individualidade do parceiro, como o fato de cultivá-la, mesmo com o risco de separação ou perda é crucial. A vida a dois se complica quando um dos parceiros tem tanto medo da solidão, é tão dependente, que se agarra ao outro como um náufrago.

O psiquiatra social francês Jacques Salomé aborda a passagem da fusão com o parceiro amoroso à diferenciação, ou seja, quando há a ruptura da crença de que os dois são uma só pessoa. Em um depoimento sobre a sua vida ele diz:

"Antes da minha revolução pessoal, eu julgava que o amor era ignorar minhas próprias necessidades, censurar inúmeros desejos, renunciar aos direitos pessoais para satisfazer as expectativas e necessidades do meu companheiro, realizar seus desejos de ajustar-me às suas escolhas sem levar em consideração as minhas."

Concordo com Salomé quando ele conclui que qualquer casal é sempre um pouco um casal a três. Somos sempre três quando vivemos a dois: você, eu e o relacionamento que compartilhamos. Você na sua extremidade…e eu, na minha.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro