Topo

Regina Navarro Lins

Relação a três pode ser mais simples do que a monogamia

Regina Navarro Lins

25/05/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

Na nossa cultura, estar amando alguém pressupõe total exclusividade. Quase todos acreditam que o "natural" é formar um par que seja fixo, estável e duradouro. Mas nem sempre é assim. Leonie Linssen e Stephan Wik trabalham com relacionamentos alternativos, na Holanda e na Bélgica respectivamente.

Eles acreditam que um relacionamento em que três pessoas se amam e se relacionam de modo íntimo, pode ser muito gratificante. A tríade resolveria um dos problemas mais difíceis enfrentados pelos casais: a dualidade. Em relacionamentos monogâmicos, duas pessoas se vinculam profundamente e compartem o nível de intimidade que uma relação de compromisso pode proporcionar.

"A presença da terceira pessoa pode ajudar os parceiros que estão interagindo a tomar consciência de suas ações e reações. Essa autoconsciência pode produzir interações mais flexíveis, abertas e receptivas. Podemos nos sentir mais reconhecidos e valorizados e a nossa própria energia vital pode fluir mais livremente e beneficiar a todos os que estão envolvidos conosco.", dizem.

Entre as vantagens de participar de uma tríade, segundo Linssen e Wik, é que muitos descobrem se sentir mais independentes e livres do que quando formam um casal. Isso acontece tanto num nível prático quanto num nível mais sutil. Na prática, significa que se uma pessoa quer passar algum tempo sozinha ou com amigos, ela pode relaxar, pois sabe que os outros dois parceiros dispõem de um tempo para ficarem juntos.

E você, o que pensa disso?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro