Topo

Regina Navarro Lins

Presidente mais jovem da história da França é casado com mulher 24 anos mais velha. E qual o problema?

Regina Navarro Lins

09/05/2017 09h14

Ilustração: Caio Borges

Muito se comenta a respeito da diferença de idade entre o presidente eleito da França Emmanuel Macron, 39 anos, e sua mulher Brigitte Trogneux, 64. A história é interessante e contribui para quebrar um preconceito antigo: homem pode ter 20, 30, 40 anos mais que a mulher, agora, se a mulher tem 20 anos mais que o homem há deboche, piadas, desqualificando o casal.

Dizem à mulher que o marido logo perderá o interesse, ela se tornará objeto sem valor e será abandonada. A maioria nem ousa arriscar e passivamente, se submete ao modelo imposto. Quando se busca uma explicação do porquê de apenas para o homem ser aceita a diferença de idade, não há resposta.

A crítica à mulher mais velha na relação amorosa é regida por normas instituídas há cinco mil anos. No sistema patriarcal, a mulher era considerada mercadoria – comprada e vendida. Sua função era dar ao marido o maior número possível de filhos, para que estes o ajudassem no trabalho.

Como o período de procriação é limitado, só as muito jovens podiam ter tantos filhos. Então passou-se a enxergar como verdade absoluta a necessidade de o homem ter mais idade. Agora, com os contraceptivos, o homem já não controla a fecundidade da mulher, que cada vez mais alcança autonomia financeira. Ainda que pertençam ao passado distante, alguns comportamentos se tornam inquestionáveis.

Pensar e viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. O novo assusta. Contudo, é necessário discutir valores que gerem sofrimento. A diferença de idade no amor é apenas um exemplo dos inúmeros preconceitos arraigados às pessoas, limitando inteiramente suas vidas.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro