Topo

Regina Navarro Lins

O valor da ignorância sobre o corpo

Regina Navarro Lins

04/04/2017 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que respondeu à enquete da semana acredita que daqui a algum tempo a nudez será aceita com naturalidade. Mas não será tão simples.

Mais de 150 pais indignados fizeram um abaixo-assinado na semana passada e o entregaram ao Ministério Público de Rondônia requerendo a retirada de um livro escolar, da 8ª série, que tem ilustrações de um pênis, autoexame de mama e do órgão reprodutor feminino, na cidade de Ji-Paraná (RO).

É incrível como o corpo e o sexo ainda são tão cheios de tabus e preconceitos. Desde cedo, as crianças aprendem a associar sexo a algo sujo e perigoso.

Sem ser percebida como tal, a repressão sexual vai se instalando e condiciona o surgimento de valores e regras para controlar a sexualidade das pessoas. Tudo isso passa a ser visto como natural, fazendo parte da vida, o que causa grandes prejuízos.

A atitude dos pais da escola de Rondônia lembra o que acontecia em relação ao corpo a partir da Idade Média. Nesse período houve um ataque feroz a ele e aos desejos sexuais.

Os banhos eram evitados, a sujeira se tornou virtude. Qualquer coisa que tornasse o corpo mais limpo ou atraente era visto como um incentivo ao pecado.

Há relatos de freiras que ficaram mais de 50 anos sem tomar banho. Os piolhos eram chamados de pérolas de Deus, e estar sempre coberto por eles era marca indispensável de santidade.

No século 19, o século do pudor, na Inglaterra, quando uma mulher ia ao médico não podia tirar a roupa; tinha que apontar numa boneca o local da dor.

Durante o parto, o médico trabalhava às cegas, as mãos sob um lençol, para não ver os órgãos genitais da mulher. No banho se usava um produto para turvar a água para a mulher não ver o próprio corpo.

Hoje, a gravidez na adolescência é um problema gravíssimo, que pode ser evitado. Rondônia é um dos estados onde há mais gravidez precoce. Agora, vocês conseguem imaginar o que esses pais fariam se as escolas ensinassem aos jovens o uso de contraceptivos?

Penso que é chegado o momento de os pais começarem a refletir e perceber o corpo humano e a sexualidade como partes essenciais da vida, e que o ensino da anatomia e da fisiologia deve integrar o currículo de jovens de qualquer idade.

Sem dúvida, essa mudança de mentalidade será decisiva para que daqui a algum tempo a nudez seja naturalmente aceita.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro