Topo

Regina Navarro Lins

"Ele tem problemas de ereção. Devo conversar com ele sobre isso?"

Regina Navarro Lins

30/10/2017 04h00

"Na primeira semana de namoro, Paulo me convidou para jantar na sua casa. Nunca tínhamos ido pra cama. Quando cheguei lá, fiquei encantada. O clima não podia ser mais romântico. Vinho, velas na mesa e música suave. Depois de algum tempo, estávamos deitados no tapete da sala, nos beijando com paixão. Ele deitado sobre o meu corpo. Mas de repente ele se levantou bruscamente e disse que era melhor pararmos ali. Não entendi nada…eu estava apaixonada. Daí em diante, ficou impossível continuarmos namorando. Ele não encostava mais em mim. Soube por uma amiga, que o namorou também, que ele tem problemas de ereção. Será que devo conversar com ele sobre isso?"

***

A atitude de Paulo é muito mais comum do que se pensa. A nossa sociedade patriarcal impõe ao homem estar sempre pronto para o sexo e nunca brochar. O psicanalista argentino J.C. Kusnetzoff afirma que a ausência da ereção causa no macho uma angústia impossível de expressar em palavras, um medo ancestral que vem lá do fundo, como a água que rompe um dique.

Para o homem, o símbolo da masculinidade e do ser não é o pênis, e sim o pênis ereto. Nenhum homem pode se conceber como tal quando a ereção falha, pois para ele a ereção é a sua essência, assim com a água é para o rio que, ao secar, deixa de ser rio. Dessa forma, diz Kusnetzoff, quando isso acontece ele não quer ser consolado, e sim "curar-se" sozinho. Neste momento deseja desaparecer magicamente e voltar montado no pênis ereto, como cavaleiro ressuscitado do apocalipse vivido.

O pavor de novo fracasso pode criar um círculo vicioso. Se um homem fica ansioso durante o ato sexual, são liberadas substâncias como a adrenalina, afetando o funcionamento do seu sistema nervoso autônomo. Isso leva à contração dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue para o pênis, o que torna difícil obter ou manter a ereção. A preocupação com o desempenho acaba, então, ocasionando a impotência ou até mesmo fazendo o homem desistir antes do tempo, antecipando essa possibilidade.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro