Topo

Regina Navarro Lins

"Sou hétero, mas gosto de vestir lingerie para transar com minha mulher"

Regina Navarro Lins

09/10/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Sou casado e bem definido na minha orientação sexual. O caso é que gosto de usar lingerie e transar com minha esposa usando lingeries. Isso me dá mais tesão e me sinto mais próximo dela. Será um problema? Deveria me preocupar com esse meu prazer?"

****

Crossdresser é uma pessoa que se veste com roupas ou objetos associados ao gênero oposto ao seu. Entretanto, não são transexuais… Essas pessoas se travestem, mas na maioria das vezes permanecem heterossexuais.

Atendi a um paciente, de 45 anos, casado, pai de três filhos, que sempre sentiu necessidade de, de vez em quando, se vestir de mulher. Temia ser homossexual sem coragem de aceitar isso. Tentou então se relacionar com outros homens e continuou preferindo fazer sexo com sua mulher. Ele relatou que em alguns momentos, quando conseguia estar sozinho em casa, se vestir de mulher lhe trazia muita paz.

Pedi ao meu amigo e companheiro de bancada do programa Amor&Sexo, da TV Globo, Dudu Bertholini, escrever alguma coisa sobre gênero. A seguir alguns trechos do seu depoimento:

"Gênero é uma das palavras mais faladas nos dias de hoje. Mas parece que quanto mais falamos sobre o assunto, mais inseguros ficamos diante de sua complexidade. Sem dúvida, o que de fato importa é sermos felizes na nossa própria pele e assumir nossos desejos, aceitando as diferenças e as escolhas dos outros.

Primeiro temos que entender as diferenças entre sexo, gênero e sexualidade.  SEXO é biológico, portanto homem, mulher, e os intersexuais, antes chamados de hermafroditas.
GÊNERO é uma construção social, que assume cada vez mais formas. É como você se reconhece e escolhe se apresentar para o mundo.  Já a SEXUALIDADE está ligada ao nosso desejo. Diferentemente do que muitos pensam, ela não está ligada ao nosso gênero. E é justamente isso que gera confusão e angústia nas pessoas.

A meu ver fluidez é a palavra que melhor define gênero e sexualidade no século 21. Recentemente a comissão de direitos humanos de Nova York validou 31 novos tipos de gênero. Female-to-male, Male-to-female,  Transgênero não binário,  Terceiro sexo, Non op,  Crossdresser… são apenas alguns deles. Apesar de muitas pessoas considerarem tantas nomenclaturas bobagem ou utopia, acreditem: dividir as pessoas APENAS entre HOMENS e MULHERES NÃO faz mais sentido. É um modelo que não funciona mais, e não faz mais ninguém feliz"

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro