Topo

Regina Navarro Lins

Como curar o que não é doença?

Regina Navarro Lins

19/09/2017 15h43

A Justiça Federal do Distrito Federal possibilitou um grave retrocesso, ao permitir, em caráter liminar, que psicólogos tratem a homossexualidade como doença, ou seja, possam fazer terapia de "reversão sexual", o que ficou conhecido como "cura gay". O Conselho Federal de Psicologia, proíbe essa prática desde 1999 e vai recorrer da decisão.

Ficamos chocados quando lemos a notícia de que para o Estado Islâmico ser gay é um crime passível de ser punido com morte violenta: homossexuais são lançados do alto de prédios – e se sobrevivem, são apedrejados sob aplausos da multidão que acompanha o evento.

Entretanto, no ano passado uma igreja evangélica em Porto de Sauípe, Bahia, tinha uma mensagem exposta na fachada que dizia:"Se um homem tiver relacionamento com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis pela sua própria morte".

No Brasil, os índices de violência e morte por preconceito contra a população LGBT são altíssimos. A Resolução do CRF contribui com a luta contra a homofobia. A Associação Médica Americana retirou a homossexualidade da categoria de doença, em 1973, e a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990.

O Presidente do CFP, Rogério Giannini, diz que os defensores da cura gay confundem discurso religioso e científico e incentivam as pessoas a recorrerem a "terapias" sem eficácia comprovada. Uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia mostrou que pessoas que se sujeitam a supostos tratamento de mudança de orientação sexual registraram sintomas como depressão, confusão mental, ansiedade e pensamentos suicidas.

Será que já não passou da hora de todos perceberem que a homossexualidade é uma expressão normal da sexualidade, apenas diferente da maioria?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro