Topo

Regina Navarro Lins

Os prejuízos da censura

Regina Navarro Lins

13/09/2017 19h02

Obras de Bia Leite na "Queermuseu" (Reprodução/Facebook)

A exposição "Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira", uma mostra de arte contemporânea que reunia 270 obras, de 85 artistas, no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada. Os artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual sofreram acusações absurdas como as de estimular a zoofilia e a pedofilia. A decisão gerou protestos e a instituição foi acusada de promover censura.

Isso não é novidade. Pessoas moralistas e preconceituosas estão sempre com suas baterias apontadas para qualquer coisa que escape aos modelos. Com a arte não é diferente. Na Idade Média, antes de serem exibidas para o público, as estátuas tinham seus órgãos genitais tapados, ou o pênis quebrado com um martelinho especial. O Davi, de Michelangelo, antes de ser exibido em Florença, em 1504, recebeu uma folha de figueira, só retirada em 1912.

Estamos no século 21 e essa censura é indefensável. A obra de arte, além do deleite estético que proporciona é oportunidade de reflexão fundamental. Reprimi-la é revelar desrespeito e ignorância.

A repressão sexual é um conjunto de interdições, permissões, valores, regras estabelecidas pelo social para controlar o exercício da sexualidade. No Ocidente, sobretudo, o sexo é visto como algo sujo e perigoso. W. Reich, profundo estudioso da sexualidade humana na primeira metade do século 20, diz que o objetivo da repressão sexual consiste em fabricar indivíduos para se adaptar à sociedade autoritária, se submetendo a ela e temendo a liberdade, apesar de todo o sofrimento e humilhação de que são vítimas.

Freud vê  três origens para o sofrimento humano: a força superior da natureza, a fragilidade dos nossos corpos e a inadequação das normas que regulam as relações mútuas dos indivíduos na família, no Estado e na sociedade. Não é difícil perceber que a doutrina de que há no sexo algo pecaminoso é totalmente inadequada, causando sofrimentos que se iniciam na infância e continuam pela vida afora.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro