Topo

Regina Navarro Lins

Descobri que meu marido se relaciona com homens. O que faço agora?"

Regina Navarro Lins

11/09/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Sou casada e descobri que o meu marido gosta de se relacionar com homens. Ele não sabe que eu sei, mas eu descobri. Nós somos um casal que se dá bem, que se respeita, preocupados um com o outro, temos amigos e uma vida interessante. Sexualmente já estivemos melhor, mas acho que quando descobri fui me afastando. Não consigo perguntar-lhe diretamente porque tenho medo que ele ache que o controlo. Queria aprender a aceitar esta situação. Não quero ter que acabar com o meu casamento. O que devo fazer?"

***

Muitos afirmam que numa situação semelhante romperiam o casamento. Mas o fato é que há homens casados que sentem amor e desejo sexual pela parceira, mas também sentem necessidade de manter relações sexuais com outros homens.

Seríamos todos bissexuais dependendo apenas da permissividade do nosso meio social? O pesquisador americano Alfred Kinsey acredita que a homossexualidade e a heterossexualidade exclusivas representam extremos do amplo espectro da sexualidade humana. Para ele a fluidez dos desejos sexuais faz com que pelo menos metade das pessoas sintam, em graus variados, desejo pelos dois sexos.

E a psicoterapeuta americana June Singer afirma que "quando exploramos o material sexual nos níveis profundos da psique, inevitavelmente chegamos a um estado no qual os sentimentos sexuais são muito mais soltos e fluentes do que as pessoas normalmente se dispõem a admitir."

Marjorie Garber, professora da Universidade de Harvard, EUA, que elaborou um profundo estudo sobre o tema, compara a afirmação de que os seres humanos são heterossexuais ou homossexuais às crenças de antigamente, como: o mundo é plano, o sol gira ao redor da terra. Acreditando que a bissexualidade tem algo fundamental a nos ensinar sobre a natureza do erotismo humano, ela sugere que em vez de hetero, homo, auto, pan e bissexualidade, digamos simplesmente sexualidade.

Quanto à atitude que uma mulher deve tomar, quando fica sabendo dos desejos homossexuais do marido, penso que deve avaliar a própria relação afetiva e sexual que tem com ele, sem se deixar contaminar por moralismos e preconceitos. E mais um detalhe fundamental: jamais fazer sexo sem camisinha.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro