Topo

Regina Navarro Lins

Aumento das separações tem a ver com o que se espera do casamento

Regina Navarro Lins

01/09/2017 04h00

Ilustração: Getty Images

Dados da última pesquisa de Estatísticas do Registro Civil do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que comparou os dados de 2010 — primeiro ano do estudo com esse filtro de tempo — até os mais recentes, de 2014, constata que houve um aumento de 466,8% no número de casais que se separaram antes de completar um ano de casados. Os números do IBGE seriam ainda maiores se pudessem constatar o fim de uniões sem papel passado.

Muitos alegam que isso está acontecendo porque as novas gerações não toleram esperar, são egoístas, querem relações perfeitas e que não desejam mais fazer sacrifícios pelo relacionamento. Penso diferente.

Amor e casamento são construções sociais. Mudam em cada época. Até recentemente, ninguém podia casar por amor, que só entrou no casamento, a partir de 1940. Casar, para as moças era a principal meta na vida. Poucas trabalhavam fora de casa e as separadas não eram aceitas socialmente.

A ideia de felicidade conjugal depende das expectativas que se tem do casamento. Durante muito tempo a mulher não tinha do que reclamar se seu marido fosse bom chefe de família, respeitador, e não deixasse faltar nada em casa. Para o homem, a boa esposa cuidava bem da casa, dos filhos e dele próprio. E, claro, mais do que tudo, não deixasse aflorar a sua sexualidade. Sem pretensão de romance nem de prazer sexual, ninguém se decepcionava e não havia separações.

A radical modificação se inicia na década de 1960 com a pílula. Os movimentos de emancipação feminina e de liberação sexual trouxeram mudanças profundas nas expectativas conjugais. Casar buscando realização afetiva e prazer sexual foi a grande novidade.

O casamento passa a ser visto por outro prisma. Ainda bem que agora não se acredita mais que a união de duas pessoas deva exigir sacrifícios e cada vez menos se deseja pagar qualquer preço apenas para ter alguém ao lado.  As potencialidades de cada um adquirem grande importância.

A internet reformulou as relações amorosas, oferecendo muitas opções de lazer, de interesses variados, de pessoas e lugares. Ao contrário da época em que, excetuando os casos de intenso sofrimento, ninguém se separava, hoje a duração dos casamentos é cada vez menor. Quando a pessoa se vê privada das perspectivas, que são, de alguma forma, possíveis, a frustração é inegável.

Ao contrário de tentar entender o aumento das separações, nos baseando em modelos do passado, penso que é necessário perceber que o mundo não é mais o mesmo e lançar um novo olhar para as mudanças que se apresentam, sem considerá-las necessariamente negativas.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro