Topo

Regina Navarro Lins

Pensa que a homofobia é um problema superado? Não é verdade

Regina Navarro Lins

21/06/2017 15h21

Crédito: Leonardo Benassatto/Framephoto/Estadão Conteúdo

Tivemos, em São Paulo, na semana passada, mais uma edição da maior Parada LGBT do mundo. Quem toma conhecimento desse evento pode pensar que a questão da homofobia é um problema superado. Não é verdade. Hoje, é melhor do que no passado, mas chegamos a esse triunfo após muitas lutas que, não nos enganemos, devem prosseguir para que não retornemos ao passado.

Foi pensando nisso que os militantes e simpatizantes da causa LGBT, nos EUA, criaram, no ano passado, o Stonewall Inn, em Manhattan. Trata-se de um site e um monumento em frente  ao bar onde aconteceu o levante dos gays contra a polícia em 1969. Está também em processo de criação o Centro de Memórias Orais para a preservação das experiências de luta daqueles dias.

É importante, porque a orientação sexual de cada um convive com um nível de opressão insuportável no mundo.  Segundo o relatório mais recente da Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga), "Homofobia de Estado", publicado em maio deste ano, ainda existem 72 países  —  um terço dos que integram a ONU — que criminalizam o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. A pena de morte para as relações homossexuais vigora em oito países.

Por mais que se denuncie o absurdo que o ódio e a frequente agressão aos gays representam, a homofobia não deixará de existir num passe de mágica. Seu fim depende da queda dos valores patriarcais que, já em curso, vem trazendo nova reflexão sobre o amor e a sexualidade.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro