Topo

Regina Navarro Lins

Por que a nudez é considerada tabu ainda hoje?

Regina Navarro Lins

18/05/2017 04h49

Ilustração: Caio Borges

Em Roma, há dois mil anos, um homem honesto só teria oportunidade de vislumbrar a nudez da amada se a lua passasse na hora certa pela janela aberta. Na Idade Média (século 5 ao 15) ,antes de ser exibidas para o público, as estátuas tinham seus órgãos genitais tapados, ou o pênis quebrado com um martelinho especial. O Davi, de Michelangelo, antes de ser exibido em Florença em 1504, recebeu uma folha de figueira, só retirada em 1912.

No século 19, o código de boas maneiras não permitia que uma moça de boa família se admirasse nua. Ela não podia se olhar no espelho nem mesmo ver seu corpo através dos reflexos da água da banheira. Havia produtos especiais para turvar a água do banho, de forma a impedir tal vergonha. Assim, as mulheres conheciam mal seus próprios corpos; proibiam-lhes até de entrar nos museus de anatomia.

Talvez você diga: "Isso já aconteceu há muito tempo. Hoje, é diferente!" É verdade. Mas estamos no meio de um processo de mudança na forma de pensar e viver. Enquanto esse processo não for concluído, encontramos comportamentos díspares — conservadores X libertários. Dois exemplos ilustram bem isso.

Antes do restaurante "The Bunyadi", em Londres, abrir suas portas por três meses, em 2016, já havia uma lista de espera de quase 40 mil pessoas. O motivo de tanta procura? Os clientes para entrar devem estar completamente nus.

Este ano, o casal de músicos Yara Villão e Júlio Pelloso passou por um constrangimento no Hospital Santa Joana, em São Paulo (SP). Tudo porque a mãe foi proibida de continuar amamentando a filha recém-nascida devido ao horário de visitas de outros pais. A criança estava internada na UTI.

Acredito ser fundamental despir-se dos preconceitos para avaliar como eles limitam nossa vida.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro