Topo

Regina Navarro Lins

Abrir ou não o relacionamento: o maior desafio vivido pelos casais

Regina Navarro Lins

04/05/2017 04h50

Ilustração: Caio Borges

A maioria das pessoas sempre teve apenas um relacionamento íntimo de cada vez, tido como monogâmico. Trata-se de uma relação fechada em que não se admite a presença de mais ninguém. Mas está havendo uma grande mudança na forma de pensar e viver o amor. Atendo no consultório há 44 anos, e de quatro anos para cá passei a receber casais e mensagens com uma questão nova: uma das partes do casal propõe a abertura da relação e a outra se desespera com essa possibilidade.

Entretanto, cresce o número dos que optam por relações não monogâmicas. Nesse caso, cada um pode compartilhar a intimidade com outras pessoas , sem que o parceiro se sinta magoado ou enganado. Leonie Linssen e Stephan Wik são especialistas em tipos alternativos de relacionamentos, atuando na Holanda e na Bélgica.

" A base de um relacionamento é a honestidade e a transparência entre todos os envolvidos. Alguns casais discutem a ideia durante anos antes de decidir ampliar seus limites de relacionamento. É um processo que pode trazer paixão renovada, diversão e momentos emocionantes a uma relação, mas também oferecerá desafios que realmente a coloquem em teste. Abrir um relacionamento pode demandar tempo e energia e requer cuidados para assegurar que decepções sejam evitadas ou adequadamente tratadas.", dizem.

Estamos vivendo um momento de transição, em que os antigos valores estão sendo questionados, mas novas formas de amar ainda causam medo pelo desconhecido. Há os que sofrem por se sentir impotentes para viver fora do modelo que predomina na nossa cultura, mas isso pode ser só uma questão de tempo.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro