Topo

Regina Navarro Lins

Ela não quer transar depois da gravidez, ele ameaça ir embora; e agora?

Regina Navarro Lins

01/05/2017 04h15

Ilustração: Caio Borges

"Estou casada há um ano e temos uma bebê de seis meses. O problema é que meu marido quer sexo todos os dias e eu não sinto nem um pouco de vontade. Logo após o parto, eu sentia dor pra transar, e acho que isso interferiu na minha libido. Meu marido não me entende. Se a gente fica um dia sem transar, ele vira a cara e fica emburrado. Já disse que não quer continuar casado comigo se for para ser assim, mas eu também não quero ficar transando por obrigação. O que fazer?"

***

O sexo é o maior problema vivido pelos casais. Como no caso da internauta, é grande o número de mulheres que, apesar de amarem o marido, fazem sexo sem nenhuma vontade, por obrigação. E não é raro a escassez de sexo progredir até a ausência total. Muitos têm dificuldade de entender essa situação, porque acreditam que amar significa naturalmente desejar. Mas é comum a expressão erótica ser inibida quando há grande intimidade emocional.

A terapeuta de casais belga Esther Perel acredita que quando os dois se fecham na relação, não é a falta, mas o excesso de proximidade que impede o desejo. "O erotismo exige distância, viceja no espaço entre eu e o outro. Para entrar em comunhão com a pessoa amada, precisamos ser capazes de tolerar essa vazio e seu véu de incertezas. Talvez tivéssemos uma vida sexual mais excitante e alegre se fôssemos menos tolhidos por nossa inclinação para a democracia na cama."

É fundamental todos saberem que na grande maioria dos casos não se trata de problema pessoal ou daquela relação específica, e sim do modelo de casamento na nossa cultura, em que além de valorizar a ilusão de que os dois devem se transformar num só, admite como natural o controle, a possessividade e o ciúme.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro