Topo

Regina Navarro Lins

Amor de Carnaval após a ressaca

Regina Navarro Lins

07/03/2017 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que respondeu à enquete da semana acredita que no Carnaval é possível iniciar uma relação estável e duradoura.

A alegria da festa nos conduz a um clima de fatuidade, coisa que na manhã seguinte se foi. Se houve apenas sexo, para muitos é porque é carnaval.

Há quem afirme que sexo tem que estar sempre ligado ao amor, mas na folia é diferente, também se diz.

Essa ideia de ligação direta entre sexo e amor é uma tentativa de restringir a sexualidade feminina. Não se faz essa exigência ao homem.

Sempre se aceitou que ele fizesse sexo com qualquer mulher e que não podia se recusar. Para provar que era macho tinha que estar o tempo todo pronto para o ato sexual.

Mas o casal que se conhece no bloco, entre confetes e serpentinas, e ao som dos tamborins, e transa, está sujeito a iniciar uma relação amorosa.

Muitos dizem que sexo com amor é muito melhor. Claro, com amor tudo é melhor, e o sexo festivo pode levar ao amor. Desejo sexual e amor podem existir juntos ou separados.

No século 19, chegou-se a criar teorias para sustentar que a mulher não gostava de sexo, que seu único prazer era satisfazer o marido e cuidar dos filhos.

Entretanto, da década de 60 para cá, com todo o movimento de liberação sexual, essas ideias caíram por terra.

Hoje, é sabido que homens e mulheres têm a mesma necessidade de sexo, e que a mulher pode ter tanto prazer quanto seu parceiro. Ao se conhecerem no carnaval podem vir a estabelecer uma relação estável, fixa e duradoura, ou não.

O sexo entre foliões é o chamado "sexo casual". Uma pesquisa do UOL, em que votaram 20.721 internautas, concluiu que 67,5 % dos entrevistados acham que amor e sexo são distintos e, portanto, pode-se praticar "sexo casual" com quem se deseja.

O que se pode concluir de todos esses dados é que o sexo é um contato de enorme intimidade e pode levar ao amor, ou seja, há risco de amor no "sexo casual" seja no carnaval ou não.

O grau de intimidade que você sente na relação com uma pessoa não depende do tempo que você a conhece. Além disso, o prazer sexual também independe do amor ou do conhecimento profundo de alguém.

Para um sexo ser ótimo basta haver muito desejo e vontade de curtir. E uma camisinha no bolso, claro.

Transformar esse momento de prazer numa relação estável é possível e as consequências são imprevisíveis.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro