Topo

Regina Navarro Lins

A difícil relação entre o homem e a mulher

Regina Navarro Lins

25/02/2017 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso da internauta que diz não poder ser sincera, quando inicia um relacionamento, e mostrar que quer sexo, companhia e amizade. Diz ter tentado ser sincera com o homem que iniciou uma relação, mas escondeu as intenções mesmo assim e depois a acusou de não ter compreendido.

O filósofo inglês Bertrand Russel dizia que o antagonismo entre os sexos impede uma amizade e um companheirismo verdadeiros, fazendo com que a relação entre homem e mulher se deteriore, se tornando cheias de desconfianças, ressentimentos e temores.

Muitos homens não reagem bem quando a mulher toma a iniciativa ou diz claramente que deseja sexo. Afinal, o papel de conquistador é o único que eles conhecem, e fora dele muitos não se sentem à vontade.

Desde menino o homem foi treinando para isso e, para complicar ainda mais, acreditou que faz parte da natureza masculina ser ativo e da feminina, a passividade.

Mas é inegável que, apesar de tantos equívocos e limitações, antes havia bem menos ansiedade nessa área.

O papel que homem e mulher desempenhavam no sexo sempre teve regras claramente estabelecidas. Fazia parte do jogo da conquista o homem insistir na proposta sexual e a mulher recusar.

Contudo, ele apostava no seu sucesso e para isso não media esforços. Quanto mais ela recusava mais ele insistia e mais emocionante o jogo se tornava. Só para ele, claro.

Para a mulher era um tormento. Além de toda a culpa que carregava por estar permitindo intimidade a um homem, seu desejo era desconsiderado, assim como seu prazer.

Como usufruir daquele encontro? Não podia relaxar um segundo. Ela sabia que, se não se controlasse, seria logo descartada e ainda por cima rotulada de fácil.

Toda essa encenação nos permite entender por que, até hoje, muitas mulheres se esquivam do sexo.

Mas as mentalidades estão mudando. As mulheres dão sinais de não estarem nem um pouco dispostas a continuar se prestando a esse papel.

Não querem apenas se mostrar belas e esperar passivamente que os homens se sintam atraídos e tomem a iniciativa. Isso está aos poucos se tornando coisa do passado.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro