Topo

Regina Navarro Lins

Idade não é empecilho para experimentar no sexo

Regina Navarro Lins

19/11/2016 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso do internauta, de 71 anos, casado com uma mulher de 64. Os dois fantasiam fazer sexo com mais um homem na cama. Ele pergunta se isso é recomendado na sua idade ou seria melhor os dois se aquietarem.

Os principais estudos sobre sexualidade confirmaram não existir limite de idade para o exercício da sexualidade.

Mas todos os preconceitos que se tem contra a velhice — acredita-se que as pessoas mais velhas sejam improdutivas, senis, incapazes de mudanças — fazem com que os idosos sejam considerados assexuados, como se sexo e juventude fossem sinônimos.

Assim, o homem estaria condenado a não ter ereção e a mulher, depois da menopausa, não se interessaria mais pelo assunto.

Quando se vê um casal de velhos caminhando juntos, admira-se o carinho e o companheirismo, mas é difícil alguém imaginá-los juntos na cama, em atividade sexual.

Com toda essa pressão social, os velhos acabam se convencendo de que já passaram da idade, que sexo não é mais para eles.

É fundamental, portanto, que compreendam o que acontece com seus corpos, pra se adaptar às mudanças na fisiologia da resposta sexual e preservar o direito de ter sexo sem medo e com prazer.

Shere Hite no seu estudo sobre sexualidade masculina nos diz que "muitos homens na casa dos 60 podiam gozar tanto o sexo como quando eram mais jovens — e com frequência, para sua própria surpresa —, muito embora, no aspecto físico, estivessem sexualmente diferentes do que tinham sido na casa dos 20, e pudessem ter sexo ou orgasmo menos constantemente."

Quanto à mulher, a sexóloga americana Helen Kaplan explica: "O destino da libido depende de uma constelação de fatores ocorrendo nesse período, inclusive mudanças psicológicas, oportunidade sexual e diminuição da inibição, especialmente se a mulher não está deprimida e pode encontrar companhias interessadas e interessantes."

Não é difícil imaginar que o aumento da longevidade, aliado aos avanços da medicina e a novas técnicas de reposição hormonal para a mulher e medicamentos para manter a ereção do homem, conduz ao desenvolvimento de uma nova mentalidade quanto ao sexo praticado por pessoas idosas, até aquelas com bem mais de 70 anos.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro