Topo

Regina Navarro Lins

Sutilezas do orgasmo

Regina Navarro Lins

28/05/2016 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso da internauta que não consegue gozar na relação com o namorado. Acha que ele gosta dela, mas não sente tesão, porque não há muitas preliminares. Não sabe se o problema é dela ou do parceiro. Se pergunta se o fato de ser gordinha pode ser responsável pela falta de empenho dele.

Todas as fases que envolvem o ato sexual podem ser fonte de muito prazer, mas sem dúvida o orgasmo é o seu ápice. Há uma perda momentânea da consciência e alterações neuromusculares e endócrinas; aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; contrações musculares dos membros inferiores e rubor. Ou seja, é uma poderosa droga que só faz bem a quem a esteja vivenciando.

Um efeito de tal magnitude é resultado de um processo de envolvimento da pessoa com muitas variáveis. A paixão é uma delas. Estar em pleno ato com alguém que se deseja muito é um largo passo na direção do orgasmo. Se essa pessoa, além de objeto do desejo daquele que vive o ato, tem condições de ser considerado publicamente desejável, maior é o alcance de sua ponte para o orgasmo.

Esse aspecto pode se tornar um problema para uma pessoa obesa, por exemplo. O seu parceiro no ato pode fazer inconscientemente uma avaliação negativa, porque, mesmo que esteja vivendo um ótimo momento erótico, sente-se com alguém que não é desejado pela maioria.

As "gordinhas" estão entre os que mais sofrem preconceito diante da exigência estética dominante da magreza. Homens e mulheres são escravizados pelo padrão de beleza da cultura em que vivem, embora a exigência seja bem maior para as mulheres.

A importância do orgasmo é tão reconhecida que alguns dos maiores estudiosos da sexualidade humana lhe dedicaram obras. Uma das principais é de Wilhelm Reich (1897-1957) que escreveu a obra A Função do Orgasmo.

Para ele as enfermidades psíquicas são a consequência do caos sexual da sociedade, já que a saúde mental depende da potência orgástica, isto é, do ponto até o qual o indivíduo pode se entregar e experimentar o clímax de excitação no ato sexual.

Ele viveu muito antes da era da informática, mas chegou a criar uma máquina cujo apelido é Orgasmotron. A primeira máquina de orgasmos registrada e aprovada pela FDA, a agência de medicamentos e alimentos do governo americano. Se Reich fosse vivo se encantaria com o universo pornográfico da WEB, fonte de milhões de orgasmos diários em todo o planeta.

Apesar de toda a repressão, muitos estudiosos voltaram-se para o estudo do prazer. Entre eles não podemos deixar de citar Masters e Johnson, um casal de pesquisadores que em 1966, publicou o livro A conduta sexual humana, no qual dividiram em quatro fases distintas as reações fisiológicas aos estímulos sexuais: fase de excitação, fase de platô, fase de orgasmo e fase final ou de resolução.

O envolvimento total do corpo na resposta à excitação sexual é experimentado de forma subjetiva pelas pessoas. Existe grande variedade tanto na intensidade quanto na duração da experiência orgástica. É uma fase de muito menor duração que as anteriores, mas de altíssimo nível de prazer.
Segundo algumas pesquisas, 2/3 das mulheres desconhecem o orgasmo, essa maravilhosa possibilidade humana.

Muitas são as razões, que vão desde a repressão sexual até a inabilidade do parceiro e os preconceitos, como o acima citado da obesidade tomada como discriminação estética.

É provável que, livres de modelos de amor, casamento e sexo, imposições da cultura patriarcal, que transformou o sexo num meio de afirmação da masculinidade para os homens e de submissão para as mulheres, ambos comecem a usufruir livremente da troca de sensações de prazer, e o orgasmo se torne muito melhor e fácil de ser alcançado.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro