Topo

Regina Navarro Lins

O que as mulheres dizem sobre os homens no sexo

Regina Navarro Lins

19/04/2016 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

 

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que respondeu à enquete da semana acredita que as mulheres se queixam do homem no sexo.

Selecionei três mensagens que recebi de mulheres criticando o sexo com seus parceiros:

"Gostaria de saber por que meu marido nunca me satisfaz. Ele fala que o nosso relacionamento tem muita briga e que não consegue relaxar na hora da cama. Ele consegue ficar de 15 a 20 dias sem sexo. Eu só falto subir pelas paredes de tanta vontade de transar, mas ao mesmo tempo fico triste porque sei que a duração da transa é muito curta."

"Tenho um namorado, de 36 anos, que não sabe como lidar com uma mulher. Ele já começa beijando todo excitado e parece que nem estou ali! Ele é muito ansioso, ejacula rápido e eu sobro na relação. Será possível encontrar um manual de como proceder com uma mulher, na conquista, na cama e depois disso também?"

"Sou casada há nove anos e tenho uma grande frustração: o sexo. Meu marido parece que não me percebe quando estamos na cama; só pensa em alcançar o seu prazer e pronto. Quando tento sugerir alguma coisa ele diz para eu ficar quietinha. Tudo é muito rápido e não dá tempo de eu sentir prazer."

Quando se pergunta se algumas pessoas fazem sexo melhor do que outras, muita gente responde que não. Afirmam que uma boa relação sexual depende exclusivamente do amor entre os parceiros. Como isso não é verdade, imagino ser mais uma tentativa conservadora de negar que sexo e amor são coisas totalmente distintas.

Por mais que duas pessoas se amem, a relação sexual pode ser de baixa qualidade, com pouco prazer e nenhuma emoção. O sexo é o que temos de biológico mais ligado ao emocional, e muitos fatores influem no desempenho.

É grande a quantidade de homens que vão para o ato sexual ansiosos em cumprir uma missão: provar que são machos. A preocupação em não perder a ereção é tanta que fazem um sexo apressado, com o único objetivo de ejacular, e pronto.

A mulher, com toda a educação repressora que teve, ainda se sente inibida em sugerir a forma que lhe dá mais prazer. Acaba se adaptando ao estilo imposto pelo homem, principalmente por temer desagradá-lo. Fazer sexo mal é isso: não se entregar às sensações e fazer tudo sempre igual, sem levar em conta o momento, a pessoa com quem se está e o que se sente.

As pessoas que gostam de verdade de sexo e o sabem fazer bem não têm preconceito nem vergonha, consideram o sexo natural, fazendo parte da vida. A busca do prazer é livre e não está condicionada a qualquer tipo de afirmação pessoal. Então, o sexo é desfrutado desde o primeiro contato, e se cria o tempo todo junto com o parceiro, até muito depois do orgasmo.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro