Topo

Regina Navarro Lins

Em busca do tão sonhado orgasmo

Regina Navarro Lins

02/04/2016 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso da internauta que diz que seu namorado nunca goza pelas vias normais. Quando chega a hora "H", ele se masturba. Ela está angustiada sem saber se isso significa que ele é homossexual ou se é um distúrbio sexual.

As disfunções sexuais podem se localizar nas fases do desejo, da excitação ou do orgasmo da resposta sexual. Na fase do orgasmo encontramos:

— Falta de orgasmo: a impossibilidade total ou parcial de atingir o orgasmo denomina-se anorgasmia e é a mais frequente das disfunções sexuais femininas. As estatísticas americanas apontam que há apenas 25% de mulheres orgásticas e 75% de mulheres que apresentam algum tipo de dificuldade em alcançar o orgasmo, e no Brasil as pesquisas dão informações semelhantes.

— Ejaculação precoce: essa é a mais comum das disfunções sexuais masculinas, nela, o homem é incapaz de exercer controle sobre seu reflexo ejaculatório. Quando excitado, atinge o orgasmo rapidamente.

— Ejaculação retardada: é uma inibição específica do reflexo ejaculatório, ou seja, é o caso relatado pela internauta. Um homem com essa disfunção responde aos estímulos sexuais com sensações eróticas e uma ereção firme.

Contudo, é incapaz de ejacular, embora deseje o alívio orgásmico e mesmo que a estimulação que ele receba seja mais do que suficiente para disparar o reflexo orgásmico.

O grau de gravidade da ejaculação retardada pode variar de uma inibição ocasional da ejaculação até o ponto de uma inibição de tal ordem que o homem jamais experimentou um orgasmo em toda sua vida.

O mais comum é o homem não ser capaz de atingir o orgasmo durante o ato sexual, apesar de todos os esforços para consegui-lo. Muitas vezes ele prolonga ao máximo — até uma hora de duração — bebe, lança mão de fantasias, mas nada resolve.

Entretanto, com frequência ejaculam sem dificuldade com a estimulação manual ou oral pela parceira. Muitos se empenham em proporcionar prazer à parceira, mas só atingem o orgasmo se retirarem o pênis e se masturbarem.

Em alguns casos, o homem não consegue se masturbar na presença da mulher e se retira para outro cômodo a fim de obter alívio da tensão sexual.

Como a mulher demora mais tempo que o homem para atingir o orgasmo, muitos supõem que essa disfunção seja benéfica para ela. Mas o que ocorre é o contrário.

A maioria das mulheres se sente mal ou porque vive como uma rejeição a elas ou porque, no plano mais objetivo, o excessivo prolongamento do ato sexual, com impulsos constantes, leva ao cansaço e ao desprazer.

Da mesma forma que não é raro mulheres anorgásmicas simularem orgasmo, alguns homens, depois de uma longa tentativa, fingem ejacular e esperam a parceira dormir para se masturbarem em segredo.

Os terapeutas sexuais empregam uma combinação integrada de técnicas psicoterapêuticas associadas a experiências sexuais especificamente estruturadas para tratar do ejaculador retardado. Os sexólogos americanos Masters e Johnson informam haver obtido a cura de dez pacientes dos 17 que trataram.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro