Topo

Regina Navarro Lins

A difícil escolha amorosa

Regina Navarro Lins

06/10/2015 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que responderam à enquete afirma que não sabe fazer boas escolhas amorososas.

Por que Ivan e não Paulo? Por que Joana e não Patrícia? Muitas vezes é impossível responder. Às vezes tentamos até encontrar alguma explicação razoável para nossas escolhas amorosas, mas não é nada fácil.

O pior é quando tentamos nos apaixonar por alguém que em tudo parece ser o parceiro ideal e nada acontece. Não desencadeia a menor emoção. É comum se desejar mesmo aquela outra pessoa complicada, cheia de problemas, que nunca sabe o que quer e não se decide.

Dos amigos desiludidos ouvimos com frequência: "O que ela tem que eu não tenho?" ou então, "O que ela viu nele?". Como responder a essas perguntas? É claro que todos nós podemos relacionar algumas coisas específicas que nos atraem numa pessoa, mas o que decide mesmo nosso interesse por alguém está escondido no nosso inconsciente.

O sexólogo americano John Money denomina mapa amoroso um dos mecanismos pelo qual as pessoas são atraídas por alguém em particular.
Ele acredita que as crianças desenvolvem esses mapas amorosos entre os cinco e oito anos de idade (às vezes antes), e mais tarde eles vão determinar o que desperta nossa sexualidade e por que nos apaixonamos por uma pessoa e não por outra.

A relação com a família, professores, amigos, vizinhos, contribuem para isso, à medida que todas as experiências vividas vão nos afetando de diversas maneiras.

A forma como nossa mãe nos escuta ou nos repreende, o jeito do nosso pai brincar ou caminhar, o riso gostoso de uma tia, ou o mau humor do avô. A casa animada, cheia de amigos ou tranquila e silenciosa, aspectos da personalidade que apreciamos num professor ou detestamos num colega, e assim por diante. Algumas características nos atraem, outras repudiamos.

Quando crescemos, esses mapas influenciam nossas escolhas amorosas porque já temos prontos alguns elementos básicos do que desejamos num parceiro. Quando conhecemos uma pessoa, a voz dela, seu jeito de falar, suas amizades, seu senso de humor, seus interesses, suas aspirações. São milhares de coisas óbvias, e também minúsculos elementos subliminares atuam em conjunto para tornar essa pessoa mais atraente que outra.

Por que então deparamos com tanta gente insatisfeita com o parceiro, se queixando do seu jeito de ser? A resposta está na ansiedade de se encontrar um par amoroso, impedindo que se vivam os encontros com tranquilidade.

Sem perceber adequadamente o outro, se projeta nele o mapa amoroso pessoal, tentando encaixá-lo nesse modelo. Aí as pessoas acreditam estar perdidamente apaixonadas. Quantas frustrações seriam evitadas se fosse possível iniciar uma relação amorosa somente com quem realmente nos causa interesse?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro