Topo

Regina Navarro Lins

Para conquistar alguém

Regina Navarro Lins

02/09/2014 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

 

Comentando a Pergunta da Semana

A grande maioria das pessoas que responderam à enquete da semana diz não saber qual é a melhor forma de conquistar alguém.  Muitos gostariam de saber como se tornar especial para a pessoa desejada. E isso não é somente no Brasil.

Quase todas as sociedades humanas possuem crenças ou inventam dizeres mágicos para encantar uma pessoa. Alguns povos se tornaram famosos pela eficácia de sua mágica do amor. Na Europa, os ciganos há muito são considerados os que possuem a melhor mágica.

"Prepare um bolinho com carne de hambúrguer. Embeba-o em seu próprio suor. Cozinhe. Sirva para a pessoa desejada." Esta é uma receita tipicamente americana para conquistar alguém.

Um feitiço moderno praticado em alguns lugares consiste em ferver um par de tênis que você tenha usado e depois, com a água, fazer uma bebida para oferecer a quem deseja seduzir. Dizem que a pessoa nunca mais vai conseguir resistir.

Um encantamento dos mais estranhos para homens vem do século 16. Quem quer muito ter uma mulher deve pegar a língua de um pardal e prender em suas próprias roupas com cera virgem durante quatro dias. Depois, colocar debaixo da língua e beijar a pretendente.

Ninguém duvida que a necessidade de sexo seja uma força imperiosa dentro de nós, mas encontrar a satisfação adequada não é nada fácil. Entretanto, nem todos apelam para reforços externos, preferindo se arriscar usando a própria capacidade de sedução.

Esse jogo, cheio de rituais, se inicia com a escolha do parceiro e, embora muita gente tente negar, o objetivo final é fazer sexo com quem foi escolhido. E uma das maneiras de avaliar a aceitação ou rejeição é ficar atento aos sinais captados através da linguagem corporal, que expressam mais livremente os desejos inconscientes.

Um etólogo alemão concluiu, através de fotografias que tirou secretamente de homens e mulheres em vários países, que existe um padrão comum na atitude deles durante o flerte. Todos utilizavam a mesma sequência de expressões quando flertavam. E ele se convenceu de que é um traço típico que vem se desenvolvendo durante milhões de anos para demonstrar o interesse sexual.

Primeiro, a mulher sorri para seu admirador e ergue as sobrancelhas em um movimento rápido, enquanto abre bem os olhos para olhar para ele. Depois, baixa as pálpebras, inclina levemente a cabeça para o lado e desvia os olhos. Frequentemente, cobre o rosto com as mãos e, enquanto o esconde, dá risadinhas nervosas.

Assim como é comum os animais sacudirem a cabeça para trás para solicitar atenção, as mulheres quando flertam erguem os ombros, arqueiam as costas e jogam o cabelo para trás, tudo em um só movimento coordenado.

Os homens também utilizam as mesmas estratégias usadas por outras espécies. Para assumir uma postura de superioridade e parecer mais altos os animais utilizam uma mensagem corporal. O bacalhau ergue a cabeça e impele para frente suas nadadeiras, as cobras, as rãs e os sapos inflam seus corpos, os antílopes distendem o tórax, os gorilas socam o peito e os homens apenas estufam o peito.

Entretanto, apesar de o desejo de fazer sexo ser natural e a fase da conquista entre os animais conter alguns elementos comuns aos humanos, existe uma diferença fundamental. Para seduzir um homem ou uma mulher não existe fórmula nem regras fixas. E o que se busca além do sexo é uma experiência bem mais complexa que inclui, na maior parte das vezes, a obtenção de afeto e a transmissão de sensações.

O caminho a ser percorrido desde a escolha do parceiro até o lance final ter sucesso, e que depende de uma série de movimentos intermediários — atrair o interesse, manter o clima de atração, sugerir a ideia de sexo e despertar o desejo do outro de fazer sexo —, é acompanhado de fortes emoções. Surgem dúvidas que geram ansiedade e insegurança: se está agradando, que passo dar a seguir, qual momento de propor sexo.

Mas acredito só haver uma saída. Percebendo nossas singularidades e as da pessoa desejada, evitar mandingas e estereótipos e ser o mais espontâneo possível.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro